Trabalhos científicos
Normas para envio de trabalhos científicos
Data limite para envio de trabalhos: 02/10/2024
É com grande satisfação que anunciamos o Regulamento para Submissão de Trabalhos Científicos a serem apresentados no 28º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS.
Datas importantes
Limite para envio de resumos e apresentação em arquivo ppt. | 02/10/2024 |
Prazo de avaliação dos trabalhos científicos | 04/10/2024 |
Prazo de recebimento do comunicado-convite, via e-mail, para as apresentações orais (Temas Livres) | 10/10/2024 |
28º Congresso Brasileiro da SBUS | 16 a 19/10/2024 |
Da submissão de trabalhos científicos
1. Ler atentamente o regulamento na íntegra.
2. Os trabalhos científicos serão submetidos por meio de resumos estruturados e arquivo da apresentação gerados em PowerPoint e enviados em ppt (PowerPoint), na área logada do congressista.
3. Os trabalhos que não estiverem de acordo com o regulamento serão reprovados (excluídos).
4. Preencher a ficha de inscrição, efetuar o pagamento com antecedência e fazer a submissão dos trabalhos, até o dia 02/10/2024, às 23h59m (horário oficial de Brasília, Brasil).
5. Não serão aceitas submissões de trabalhos por outro meio que não seja o sistema supracitado.
6. Limite máximo de 6 autores por trabalho.
7. Há limite de até 10 resumos de um mesmo autor, sendo controlado pelo CPF.
8. A submissão dos trabalhos deverá ser realizada por um autor inscrito no Congresso, autor responsável pela inscrição, que deve informar seus dados pessoais para cadastro e contato. Este autor se compromete a repassar as informações aos demais autores, além de acompanhar, via e-mail e sítio eletrônico da SBUS, demais informes.
9. As comunicações relacionadas ao trabalho científico serão feitas através do e-mail registrado na inscrição.
10. No momento da inscrição deverá ser designado o apresentador, que pode não ser o autor responsável.
11. Dúvidas podem ser dirigidas através do e-mail congresso@sbus.org.br ou WhatsApp (62) 3092-5407.
12. O trabalho científico não poderá ser editado após o envio.
13. O trabalho científico poderá ter submissão cancelada ou alterada, pelo autor responsável, até o dia 02/10/2024, às 23h59m (horário oficial de Brasília, Brasil), por meio do sistema de submissão de trabalhos científicos.
14. Ao submeter um trabalho científico no sistema, os autores assumem o compromisso de apresentá-lo, se aprovado, e de cumprir o regulamento na íntegra. Não é possível a troca dos arquivos após envio ao Congresso da SBUS-2023.
Das áreas de estudo
1. Os trabalhos científicos poderão ser inscritos no congresso caso se enquadrem em uma das seguintes áreas de estudo:
- Ultrassonografia Geral
- Ultrassonografia em Medicina Interna
- Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
- Ultrassonografia Pediátrica
- Ultrassonografia Vascular
- Ultrassonografia Musculoesquelética
- Point-of-care para médicos
- Ensino em Ultrassonografia
- Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.
Dos tipos de estudos
1. Por ocasião da submissão, o estudo deve ser classificado em um dos tipos abaixo:
- Trabalho Original
- Ensaio Pictórico
- Relato de Caso
- Revisão de Literatura
2. Trabalho Original: pesquisa científica original, com metodologia reprodutível por outros pesquisadores, além da apresentação estatística (descritiva e/ou analítica) dos resultados.
3. Ensaio Pictórico: ou ensaio iconográfico, trabalho científico baseado em imagens e legendas. As imagens devem ser originais, de propriedade dos autores, fruto do seu trabalho cotidiano. Não serão aceitos ensaios pictóricos com imagens de publicações de outros autores.
4. Relato de Caso: trabalho com descrição de caso de interesse científico, caracterizado pela raridade. Acompanha revisão da literatura.
5. Revisão de Literatura: pesquisa científica que se caracteriza pela compilação de dados e comparação de resultados de um conjunto de estudos e autores sobre determinado assunto ou tema, levando à reflexão e promovendo o ensino através da discussão. Em se tratando de Ultrassonografia, sugere-se incluir imagens e legendas de maneira a ilustrar adequadamente a revisão.
6. Cada tipo de estudo deve seguir a sua respectiva estruturação.
7. Vale lembrar que todos os trabalhos devem acima de tudo objetivar o avanço das Ciências da Saúde, a educação complementar e continuada de especialistas.
Do resumo
1. O título deve vir em negrito, em fonte 12 e em caixa alta.
2. Os nomes dos autores devem vir na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes, como no exemplo:
João da Silva Souza; Lucio Oliveira Almeida, que devem ser grafado como SOUZA, J.S.; ALMEIDA, L.O.
3. Os textos devem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, sem recuo no parágrafo.
4. O resumo do trabalho científico deve conter no máximo 350 palavras.
5. Trabalho Original:
- Introdução e Objetivos;
- Casuística e Métodos;
- Resultados e Discussão;
- Conclusões.
6. Ensaio Pictórico:
- Introdução e Objetivos;
- Casuística e Métodos;
- Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão;
- Considerações Finais ou Conclusões.
7. Relato de Caso:
- Introdução e Objetivos;
- Descrição do Caso;
- Diagnóstico e Discussão;
- Considerações Finais ou Conclusões.
8. Revisão de Literatura:
- Introdução e Objetivos;
- Método;
- Discussão e Apresentação das Imagens;
- Considerações Finais ou Conclusões.
9. Os trabalhos com registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde) devem mencionar o número do registro no item “b” das estruturações acima.
10. As palavras que possam ser abreviadas devem assim ser após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Ultrassonografia (US).
11. Não utilizar negrito, itálico, maiúsculas, etc. para enfatizar palavras no texto do resumo.
12. Não são permitidos gráficos, tabelas ou imagens no resumo.
13. Logo após o resumo devem ser listadas até 5 palavras-chave, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).
14. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.
15. Os trabalhos que não sejam relacionados à Ultrassonografia e/ou que não estejam de acordo com o regulamento serão reprovados.
16. No resumo e na apresentação digital é expressamente proibida a identificação de pacientes em exames.
Template trabalhos científicos
Da apresentação
1. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados como Poster Digital (em ambiente virtual do Congresso), gerados em PowerPoint e enviados em formato PDF no momento da inscrição, no sítio eletrônico do Congresso.
2. O Poster Digital deve ser estruturado (como o resumo), conter no máximo 15 slides, e deve ser enviado juntamente com o resumo.
3. As Referências Bibliográficas são obrigatórias e devem ser citadas apenas no Poster Digital em padrão Vancouver. Sugere-se até 5 referências principais.
4. É obrigatório o uso do template do 28º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS, disponível site.
5. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.
6. Os trabalhos que se destacaram na avaliação serão convidados para apresentação oral em até 7 minutos, formato de Tema Livre presencial, durante o Congresso.
7. O apresentador deverá usar o mesmo arquivo enviado no momento da inscrição. Eventuais mudanças não devem alterar a essência da produção científica, sob pena de cancelamento de inscrição.
8. O responsável pelo trabalho científico será notificado por e-mail.
9. As instruções sobre a apresentação oral (incluindo data e horário) serão enviadas por e-mail no dia 10/10/2024.
10. Caso o trabalho científico seja selecionado para apresentação como Tema Livre no Congresso, e os autores não possam apresentá-lo, este fato deve ser comunicado (até 10/10/2024) à Comissão de Trabalhos Científicos do Congresso através do e-mail congresso@sbus.org.br. Neste caso, o trabalho segue sendo apresentado como poster digital e não será desclassificado.
Julgamento dos trabalhos
1. Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela Comissão Avaliadora, composta pela Comissão de Trabalhos Científicos, que eventualmente poderá ser auxiliada por médicos de indubitável saber.
2. Os seguintes critérios serão levados em consideração:
- Importância do trabalho no cenário científico brasileiro;
- Originalidade, contribuição para o avanço da ciência, domínio técnico dos métodos propostos;
- Conflito de interesse.
3. A aprovação do seu trabalho será comunicada via e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.
4. Os trabalhos aprovados receberão certificado.
5. As despesas associadas à submissão e à apresentação do trabalho no evento serão de responsabilidade do(s) autor(es).
6. Os melhores trabalhos, serão convidados (via e-mail até dia 10/10/2024) para apresentação oral (Tema Livre), ocasião em que serão informadas as normas de apresentação, data e horário.
7. Os trabalhos premiados podem ser publicados no sítio eletrônico da SBUS.
8. A SBUS premiará, com certificado, o primeiro, segundo e terceiro lugares.
Certificação
1. O certificado de apresentação do trabalho será fornecido exclusivamente em versão digital no sítio eletrônico (área do congressista) congressosbus2024.com.br até 30 dias após a realização do evento. Não será fornecido certificado impresso.
2. Os trabalhos aprovados receberão apenas 01 (um) certificado (disponível na área do congressista).
Divulgação após o congresso
1. Após o Congresso da SBUS 2024, o painel digital (gerados em PowerPoint e enviados em formato PDF) poderá ser divulgado no sítio eletrônico da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Os autores devem estar cientes deste modo de apresentação posterior ao Congresso da SBUS 2024.
2. Os Anais do 28º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS 2024 serão disponibilizados por email aos autores.
3. À submissão, os autores declaram concordar com as normas deste regulamento.
4. Casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela Comissão de Temas Livres do 28º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS 2024.